Dia 3; quarta-feira, 27 de janeiro de 2016; Huilo Huilo – Catripulli; 97 km; 2.330 mts – ETAPA CANCELADA (ADIADA)

Etapa cancelada, de facto a etapa cancelada foi a última “Pucón – Pucón; 30 km; 800 mts”, e esta realizar-se-á amanhã.

Nada mais esclarecedor do que as próprias palavras da organização: No es que le temamos al Agua, pero conocemos la Patagonia, sabemos de la Cordillera, la noche no alcanzo para descargar toda la lluvia, tenemos pronostico con estas mismas condiciones hasta entrada la noche, las montañas que rodean el campamento están cubiertas de nubes, y el descenso de temperatura en los senderos es muy abrupto para resguardar la seguridad de todos los corredores ante la posibilidad de hipotermia se decidió trasladar la etapa de hoy para el día de mañana, el anuncio fue muy bien recibido por los corredores, así que aprovechar el descanso extra ya que mañana el trayecto es de 97kmts.

E como havia que aproveitar bem o dia de descanso, já tínhamos levantado acampamento e se quiséssemos voltar à tenda teríamos a mesma completamente encharcada, decidimos imediatamente procurar um hotel.
Quis o destino que não conseguíssemos quarto no Nothofagus e acabámos por voltar ao hotel onde tínhamos jantado no primeiro dia, desta vez para passar o resto do dia de “descanso” e disfrutar de mais duas belas refeições e do lago Pirihueico.
Aproveito esta paragem para fazer o enquadramento deste local mágico cujo nome, Huilo Huilo, vem do idioma mapudungun, dos índios mapuches, um dos principais povos indígenas do Chile. O termo significa “fenda profunda” e foi inspirado nas enormes rachas pelas quais corre o principal rio local, Fuy. A reserva ocupa uma área de 100 mil hectares e abriga uma das poucas áreas de floresta tropical que restam no mundo. Aqui, existem cerca de 100 espécies de aves, 12 de mamíferos e 328 de flores.

A Reserva Biológica Huilo Huilo não existia como destino turístico, e as pequenas vilas que dela fazem parte, Puerto Fuy e Neltume, por exemplo, dedicavam-se exclusivamente a trabalhos florestais. Tudo mudou, quando a reserva foi descoberta pelo chileno Victor Petermann, actual proprietário e fundador, tendo, em 2007, a Unesco atribuído à reserva o título de Reserva da Biosfera.

Porto Fuy é uma pequena aldeia com uma população de aproximadamente 800 habitantes, localizada às margens do belo Lago Pirehueico. A partir da qual se pode apanhar um ferry em frente ao lago para a fronteira Hua-Hum, porta de entrada para a cidade turística de San Martín de los Andes, na Argentina.

E nós gozámos bem do local e do conforto de um colchão…